Baralho Petit Lenormand

O Baralho Petit Lenormand é um oráculo de cartas contendo 36 lâminas. Sua estrutura, criação e história fascinam até hoje, e existem inúmeras lendas e estórias a seu respeito. Vivenciando um "boom" de interesse recente, o Petit Lenormand é um oráculo rico em matéria de simbologia e divinação.

Historicamente falando, é sabido que os oráculos Lenormand (tanto o "Petit" como todos os decks que possuem a mesma estrutura) da forma que conhecemos hoje realmente "vieram ao mundo" um pouco antes ou logo após o falecimento de Mademoiselle Lenomand, que não é a responsável pela criação do baralho. Incontáveis variações e reinvenções do chamado Baralho Lenormand apareceram pelo mundo afora nesses dois últimos séculos, boa parte deles referidos como "Baralho Cigano", povo que também foi associado ao baralho, mas que não foram os responsáveis por sua "invenção". 

O nosso amado oráculo, oram vejam, é "alemão" de nascimento: o designer de jogos de salão Johann Kaspar Hechtel criou o chamado "Das Spiel der Hoffnung" (O Jogo da Esperança) em 1799 baseado em um baralho austro-húngaro de 1796 usado para diversão na Corte de Viena, lançado como “Les Amusements des Allemands”.

As cartas vienenses tinham apenas 32 cartas e seu significado era ligado à Tasseomancia, ou adivinhação pela borra do chá e/ou café. Segundo nos conta Mary K. Greer, estudiosa do oráculo, "a origem da ampliação para do baralho para 36 cartas se deu, provavelmente, quando Hechtel decidiu combinar “Les Amusements des Allemands” com o baralho alemão de 36 cartas". Estes dois baralhos, portanto, deram origem ao Baralho  Lenormand como conhecemos hoje. Caso queira saber mais informações históricas sobre o oráculo, clique aqui e visite a página oficial do "Dia do Baralho Lenormand | 25 de Junho".  

O Baralho Lenormand mostra o que tem de mostrar e se cala quando tem que calar, simples assim. Ao mesmo tempo, ele guarda em si um mundo de simbolismos, de imagens e leituras. Vamos à ele! 

* Clique no nome das cartas para ler a análise de cada uma delas (sujeito a complementos e modificações). As imagens são do deck "Blue Owl", da Urania, e todos os direitos de imagem são reservados à Editora A.G. Müller, na Suíça.

    Carta 01 - O Cavaleiro        Carta 02 - O Trevo          Carta 03 - O Navio            Carta 04 - A Casa
      Carta 05 - A Árvore        Carta 06 - As Nuvens       Carta 07 - A Serpente       Carta 08 - O Caixão

Carta 09 - O Buquê        Carta 10 - A Foice          Carta 11 - O Chicote            Carta 12 - Os Pássaros
      Carta 13 - A Criança        Carta 14 - A Raposa           Carta 15 - O Urso          Carta 16 - A Estrela
 
     Carta 17 - A Cegonha         Carta 18 - O Cão             Carta 19 - A Torre         Carta 20 - O Jardim
    Carta 21 - A Montanha   Carta 22 - Os Caminhos      Carta 23 - Os Ratos         Carta 24 - O Coração
         Carta 25 - O Anel           Carta 26 - O Livro           Carta 27 - A Carta          Carta 28 - O Homem
      Carta 29 - A Mulher         Carta 30 - Os Lírios            Carta 31 - O Sol              Carta 32 - A Lua
       Carta 33 - A Chave         Carta 34 - Os Peixes         Carta 35 - A Âncora         Carta 36 - A Cruz